cover
Tocando Agora:

Fortaleza de Minas tem 162 títulos cancelados; Justiça Eleitoral promove ação de biometria em Pratápolis

No próximo sábado (4), o Cartório Eleitoral de Pratápolis realiza o “Dia B” de biometria e regularização eleitoral. Fortaleza de Minas ainda possui 162 eleitores com título cancelado.

Fortaleza de Minas tem 162 títulos cancelados; Justiça Eleitoral promove ação de biometria em Pratápolis
Fortaleza de Minas tem 162 títulos cancelados; Justiça Eleitoral promove ação de biometria em Pratápolis (Foto: Reprodução)

No próximo sábado, dia 4 de outubro, será realizado em Pratápolis o “Dia B” de biometria e regularização eleitoral. O atendimento acontece no Cartório Eleitoral, das 9h às 17h, e busca ampliar o número de eleitores regularizados para as próximas eleições.


De acordo com dados da Justiça Eleitoral, Fortaleza de Minas possui hoje 3.406 eleitores cadastrados, mas apenas 41,98% já fizeram a biometria. Isso significa que ainda há um grande número de pessoas que precisam comparecer para coletar as digitais e atualizar o título.


A situação preocupa ainda mais porque, no município, 162 eleitores estão com o título cancelado por não terem votado ou justificado a ausência em três eleições consecutivas. Esses cidadãos têm até o dia 6 de maio de 2026 para procurar o cartório eleitoral e regularizar a situação, evitando perder o direito de votar e outras restrições civis.


Para facilitar o acesso dos eleitores de Fortaleza de Minas, haverá transporte gratuito até Pratápolis. Os ônibus sairão da Praça do Rosário em dois horários: às 8h30 e às 12h30. As inscrições devem ser feitas no Pátio Municipal, com a servidora Edna Aranha, até o dia 2 de outubro.


A biometria é obrigatória e fundamental para garantir maior segurança ao processo eleitoral, além de evitar fraudes e duplicidade de registros. A Justiça Eleitoral reforça que o eleitor que não se regularizar poderá ter o título cancelado, ficando impedido de votar, obter passaporte, tomar posse em concursos públicos, entre outras restrições.


Reportagem: Mateus Freitas