cover
Tocando Agora:

Congadas 2025 fazem história em Fortaleza de Minas e celebram a força da tradição

Fortaleza de Minas viveu um domingo que já está marcado no coração da cidade. As Congadas 2025 foram um verdadeiro sucesso, traduzindo com intensidade a fé, o folclore e a união do nosso povo.

Congadas 2025 fazem história em Fortaleza de Minas e celebram a força da tradição
Congadas 2025 fazem história em Fortaleza de Minas e celebram a força da tradição (Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal de Cultura, comandada pela secretária Mariza Prado, assumiu a organização de um grande evento realizado pela Prefeitura Municipal, com total apoio da Câmara Municipal. Este ano, um dos grandes diferenciais foi a estrutura montada no Calçadão, com três tendas, arquibancadas, gradil e o suporte permanente dos funcionários da Prefeitura durante todas as apresentações.

O prefeito Márcio Domingues, o Marcinho, acompanhou tudo desde as primeiras horas da manhã, atento a cada detalhe para garantir o brilho da festa. Em entrevista à reportagem, ele destacou a importância de valorizar a cultura local:

“A Congada é a alma do nosso povo. É nossa história que pulsa. O que fazemos aqui é preservar a identidade de quem somos e de quem veio antes de nós. Enquanto estivermos à frente da Prefeitura, essa tradição será sempre prioridade.”

A secretária de Cultura Mariza Prado também compartilhou sua alegria com o resultado do evento:

“Esse é um trabalho feito com amor e respeito. Cada terno que se apresenta traz consigo gerações de devoção. Nossa missão é cuidar dessa herança com carinho e oferecer condições para que essa festa cresça cada vez mais.”

Um total de 25 ternos abrilhantou a celebração, entre Folias de Reis, Moçambique e Congo. Participaram:

• Moçambique Africano – Fortaleza de Minas

• As Pastorinhas – Alpinópolis

• Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário – Monte Belo

• Cia de Reis Estrela Guia – Itamogi

• Cia de Reis Estrela do Sul – Nova Resende

• Cia de Reis Filhos de Capetinga – Capetinga

• Cia de Reis Estrela Guia de Biguatinga – São Pedro da União

• Pastores – Nova Resende

• Cia de Reis – Conceição Aparecida

• Cia de Reis Três Reis – Juruaia

• Cia de Reis – Bom Jesus da Penha

• Moçambique – São Tomás de Aquino

• Congo Divino Espírito Santo – Capetinga

• Terno Macedo – Jacuí

• Terno de Congo do Bairro Santa Luzia – Passos

• Terno São Vicente de Paula – Itaú de Minas

• Terno de Congo Mensageiros – Fortaleza de Minas

• Terno de Congo Marinheiros – Pratápolis

• Terno de Congo Nossa Senhora Aparecida – Itamogi

• Terno de Congo Santa Luzia – Itamogi

• Terno Branco – Alpinópolis

• Terno de Congo Santa Efigênia – Passos

• Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário – Fortaleza de Minas

• Terno de Congo Irmandade de São Benedito – Passos

• Terno de Congo Irmandade do Menino Jesus – Passos

Onze horas de evento, repletas de emoção, música, espiritualidade e identidade. Um espetáculo que homenageou aqueles que deram início a essa tradição tão querida. Banners instalados no Calçadão exibiram fotos de capitães que fazem parte da história do Congado em nossa cidade, eternizando suas memórias.

A Rádio Difusora FM 87.9 – A Sintonia Legal – mais uma vez fez parte do momento histórico. Onze horas de transmissão ao vivo, pelo FM e YouTube, garantindo que quem não pudesse estar presente, sentisse o coração bater no ritmo dos tambores lá de casa. Registro que agora entra oficialmente para o acervo cultural da cidade.

Essa grande cobertura só foi possível com o apoio da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, do provedor de internet Ei Telecom, e da RC Sons, do parceiro Ryan Cezar, que também colaborou com equipamentos e apresentações. No palco das vozes, a locução foi dividida entre Zé Valério, Adriano Queiroz e Márcio Peão, com participação de Donizette Torres.

O público foi enorme, e diversas autoridades prestigiaram o evento. Estiveram presentes vereadores, o vice-prefeito Renato do Gentil, o ex-prefeito Altair Prado e várias outras lideranças importantes da comunidade.

O encerramento foi como manda a tradição. A bateria contagiante do Moçambique tomou conta do Calçadão, numa homenagem emocionada à querida Dona Dadi, símbolo vivo dessa história e representante de toda a sua família, que sempre carregou com orgulho a bandeira da Congada em Fortaleza de Minas.

Falar tudo que aconteceu seria impossível. O domingo, 26 de outubro de 2025, entrou para a memória da cidade como um capítulo de fé, cultura e resistência.

A nossa gratidão a todos os ouvintes, seguidores e apoiadores. Se Deus quiser, estaremos presentes novamente no próximo ano, levando as emoções e a religiosidade das Congadas de Fortaleza de Minas aos quatro cantos da cidade e além.


Reportagem : Mateus Freitas